18 ago

Qual a idade ideal para comprar o primeiro imóvel?

Esta é com certeza uma dúvida recorrente para um grande número de pessoas. Seria a idade ideal para comprar um imóvel os 30 anos? Os 20? Talvez os 40 anos?

A resposta é simples: a idade ideal para comprar um imóvel é a idade em que você decidir pela compra de um imóvel!


Explicando essa afirmação: a idade não é o que realmente importa na hora de comprar um imóvel; o que deve ser levado em conta é o planejamento de vida e um planejamento financeiro, o que é vital em qualquer idade.

A decisão de compra de um imóvel não deve ser apenas emocional. Tampouco deve-se deixar levar por pressões externas, da família, seguir apenas as sugestões dos amigos. Ela deve ser embasada em uma análise racional.

Não hesite  em pesquisar valores, realizar simulações e avaliar todas as formas de pagamento. Deve-se levar em conta que, com a compra de um imóvel, está se assumindo uma série de responsabilidades. Além do pagamento do imóvel em si, há ainda custos relacionados a IPTU, condomínio, custos de mobília e manutenção, o que torna fundamental um bom planejamento financeiro!

Possuir uma reserva financeira que pode ser utilizada como forma de entrada no imóvel pode ser bastante interessante. Uma boa entrada diminui o valor da parcela de um possível financiamento, livrando parte dos seus ganhos para outros fins, como viagens, estudos, troca do carro…

Como visto:  Independente da sua idade, fazer um bom negócio comprando um imóvel requer uma análise detalhada das opções disponíveis no mercado, e um bom planejamento financeiro.

Se você quer mais dicas sobre este tema, acesse nosso material exclusivo.