30 ago

Mercado Imobiliário volta a crescer em Ponta Grossa

Ponta Grossa registrou um expressivo crescimento nos últimos 12 meses, alcançando 3,7%, sendo destaque estadual.

O Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) divulgou resultados de sua pesquisa mensal a respeito do setor imobiliário, e a mesma apontou o aquecimento do mercado pontagrossense. De junho a julho houve um aumento significativo da vendas de imóveis na cidade, a qual registrou 3,7% de aumento.

O resultado chama atenção, principalmente porque no período  houve um aumento do valor médio do metro quadrado, que subiu em 0,2% no mesmo período. Em outras cidades paranaense onde este aumento foi notado, houve uma queda nas vendas de imóveis.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inspepar), leva em consideração o número de imóveis ofertados nas cidades analisadas. Assim, este resultado indica que o número de imóveis ofertados na cidade caiu, o que de acordo com a pesquisa, é relacionado as vendas.

Alguns fatores podem ter contribuído de forma significativa para o aumento das vendas, entre eles o aumento da oferta de financiamentos imobiliários da Caixa e também a redução da Selic, que interfere diretamente na taxa de juros.

De acordo com alguns especialistas este é o momento ideal para a compra de um imóvel, já que com as eleições se aproximando o mercado em geral torna-se mais volátil, pesquisas e resultados eleitorais podem afetar as perspectivas. Com a Selic atualmente em um de seus patamares mais baixos, é um momento propício para se comprar um imóvel.