05 mar

Mercado Imobiliário tem perspectiva de crescimento em 2015

 

Mesmo com a crise financeira do Brasil, o mercado imobiliário mantém a expectativa de crescimento. Prova disso são os investimentos feitos pelo setor e a procura pela compra de imóveis. No ano passado o mercado cresceu cerca de 10% em relação a 2013 e neste ano espera-se o mesmo patamar. Daniele Akamine, sócia-diretora da Akamines Negócios Imobiliários e advogada especializada em direito civil e penal, afirma que os negócios estão aquecidos. “Será um ano de ajustes, mas certamente de crescimento. O volume de financiamentos imobiliários deixou de se concentrar nos grandes centros urbanos e se espalhou pelo interior do país”, conta.

“O mercado está ganhando robustez e desde 2007 a participação do crédito imobiliário no PIB cresceu sete pontos percentuais. Estamos em um período pós-boom imobiliário, o que torna ainda mais importante o serviço de consultoria”, aponta Daniele.

Para Daniele, apesar do cenário econômico instável, a procura pelo crédito continuará a subir, pois “é um sonho permanente de consumo, além de um direito básico de cidadania”.

Uma prova disso é o Programa Minha Casa Minha Vida, que entrará na sua terceira edição em 2015, com a perspectiva de contratar 350 mil unidades ainda no primeiro semestre e um aumento de 15% nos valores de faixa de renda. O estudos feitos pela Caixa Econômica apontam uma demanda de 27 milhões de habitações na próxima década. “Com todos estes indicativos e uma carga tributária menor, não se acredita que haverá desaceleração e sim um crescimento mais moderado”, afirma a especialista.

Fonte: Artigo: Daniele Akamine (Bacharelado em Direito, Pós-Graduada em Direito Civil, Direito Penal e Processo Penal, MBA em Economia da Construção e Financiamento Imobiliário)