05 out

Como tirar manchas de tapete?

O tapete é um dos “coringas” da decoração, um item essencial, que torna o ambiente mais versátil e acolhedor. Ele é o item responsável por nos receber e claro, as nossas visitas, é uma espécie de “cartão de visitas” do seu lar.

 

 

Vamos e convenhamos, ele parece que foi feito para sujar, não é? Sem sombra de dúvidas é o item que suja com maior facilidade, seja pela poeira ou outros elementos que trazemos para dentro de casa em nossos pés e calçados.

Se já não bastasse a poeira, ainda podem pairar sobre o tapete migalhas de comidas, e até líquidos. Imagina derramar um vinho sobre o tapete? Meu Deus!

Uma grande parcela da população já desistiu desse item, afinal, o acúmulo de poeira e ácaros pode desencadear terríveis efeitos sobre quem tem alergia. Entretanto a poeira não se limita apenas ao tapete, ela pode estar presente em qualquer lugar da casa, o segredo é manter tudo bem limpinho.

Muitos optam por tapetes com cores mais escuras, para tentar encobrir a sujeira e o tratamento que o tapete recebe, já que os tapetes com tons mais claros denotam isso com maior facilidade.

 

Será que optar por tapetes com tons mais escuros resolver o problema?

A facilidade em sujar um tapete não deve ser motivo para você optar por tons mais escuros, ou ser mais radical e deixar de usar tapetes em casa, você deve buscar a solução que se encaixa na sua realidade e que esteja alinhada com a sua decoração.

O primeiro passo para cuidar do seu tapete de forma correta, é saber qual o tipo de tapete que você tem em sua casa, já que cada material necessita de cuidados exclusivos, produtos e maneiras de limpeza que não o danifiquem. Mas pode ficar tranquilo, existem alguns cuidados que são válidos para todos.

Para vencer o “fantasma” da poeira, o bom e velho aspirador de pó pode ser o seu maior aliado! O recomendável é passá-lo pelo menos uma vez por semana, em uma velocidade média e no sentido dos fios.

 

 

Lembra que falamos de manchas de líquidos, como o vinho por exemplo? Elas devem ser tratadas com a máxima urgência, não deixe secar, pois a dificuldade em remove-las será muito maior. O primeiro passo é usar um pano para absorver o líquido, mas com cuidado, não esfregue.

Quando o líquido derramado contém álcool, o vinagre é uma excelente opção. Use dois copos de água fria e uma colher de vinagre, despeje e massageie com cuidado sobre o local e depois absorva com o pano.

Comidas podem ser aspiradas, no caso de alimentos secos, mas já no caso do chocolate, a mancha pode ser removida com uma leve esfregada de um pano molhado em água quente. Mas e se não fizer efeito? O contrário também é válido, esfregue gelo.

 

 

Viu como manter um tapete limpo pode não ser tão complicado? Trouxemos algumas dicas para sujeiras mais comuns, e claro, com formas simples de limpá-las e economizar. Em casos mais complexos é recomendável procurar a ajuda de um profissional.

Gostou das nossas dicas? Sem complicação você consegue manter seus tapetes limpos e sua decoração impecável!